fbpx

Optigerm

Quer conhecer mais sobre Optigerm?

Baixe o catálogo . E DESCUBRA TODAS AS SUAS VANTAGENS

Optigerm é um limpador e desinfetante hospitalar para superfícies fixas e artigos não críticos. Possui efeito letal comprovado sobre bactérias Gram-Positivas, Gram-negativas, microbacterias, vírus, fungos e esporos. Seu amplo espectro de ação o torna especialmente indicado para locais e superfícies que oferecem maior risco aos pacientes e profissionais da saúde.

Composição

Optigerm possui, como ingredientes ativos, a combinação sinergética de dois germicidas de reconhecida performance. Sua formula e enriquecida com tensoativos não iônicos e outros componentes responsáveis pela limpeza e dissolução do biofilme, garantindo maior eficácia dos agentes biocidas.

Polihexametileno biguanida ( PHMB) ……… 1.600 ppm
Quartenario de amônio de quinta geração ……… 2.400 ppm
Agentes de limpeza, ação contra biofilme e outros ingredientes …….. q.s.p.100%

Propriedades e mecanismo de ação dos ingredientes ativos

O grupo das biguanidas é estudado como antimicrobiano porente e versátil desde 1879. A biguanida mais conhecida no meio hospitalar é a Clorexidina, que possui 2 radicais funcionais em sua cadeia. A sua evolução é o cloridrato de Polihexametileno Biguanida (PHMB), também conhecido como biguanida polimérica, pois contem, em media, 16 radicais funcionais em uma única molécula.

O PHMB possui amplo espectro de ação microbicida, sendo eficaz no controle de bactérias Gram-positivas e Gram-negativas, vírus e fungos, mesmo em condições adversas como presença de matéria orgânica, variações de temparatura , presença de luz e variações de PH.

 

O mecanismo de ação começa com uma rápida atração da PHMB catiônica a superfície bacteriana negativamente carregada, provocando falha no mecanismo de defesa da célula e a ruptura da parede celular. A PHMB é, então, atraída para a membrana citoplasmática, onde causa a perda de substancias vitais de baixo peso molecular, tais como íons de potássio e cálcio e a inibição de enzimas responsáveis pela união da membrana, tais como a ATPase. A grande ruptura subseqüente da membrana citoplasmática leva a perda de substancias macromoleculares e a precipitação do conteúdo celular. Bactérias que apresentam perda superior a 15% nucleotídeos ficam irreversivelmente danificadas e é isso que se observa através da ação da biguanida polimérica – PHMB.

O Quartenario de amônio é um agente germicida derivado orgânico da amônia, com um nitrogênio pentavalente em sua formula, ligado a quatro radicais orgânicos com 1 a 18 atomos de carbono. São Ativos particularmente contra bactérias Gram-Positivas. É considerado germicida de baixa toxicidade, podendo ser empregado em alimentos e áreas que entram em contato com sua produção. Seu mecanismo de ação ocorre pela inativação enzimática, desnaturação protéica e destruição das membranas celulares.

Optigerm utiliza quartenario de 5 geração

O conceito da combinação sinérgica de dois quartenarios, que já havia sido aplicado na formação dos quartenarios de terceira geração, voltou a ser utilizado quando quartenarios de quarta geração ( cloreto de dialquildimetil amônio) foram misturados ao cloreto de alquildimetilbenzil amônio, produzindo o que ficou conhecido como a quinta geração dos quartenarios.

Conforme estudo de SCHAEUFELE( 1984) uma mistura de dois compostos mencionados acima provou-se superior aos componentes isolados, quando testada conforme a metodologia AOAC ( diluição de uso, adotada pela ANVISA). A mistura permanece ativa sob condições muito hostis, se mostrou menos tóxica e mais econômica.

Áreas de aplicação

Devido a sua rápida ação biocida sobre amplo espectro de microrganismos, optigerme é especialmente recomendado para superfícies criticas, que oferecem maior risco de transmissão de infecção, cujo patogeno é de alta transmissibilidade e em locais onde se realizam procedimentos invasivos ou se manipulam materiais contaminados. Optigerm é indicado na desinfecção de superfícies fixas e artigos não críticos em quaisquer áreas de auxilio a saúde.

Principais vantagens do Optigerm frente a outros agentes biocidas

Excelente estabilidade térmica, baixa volatilidade e corrosividade, que se somam aos estudos que comprovam a sua baixa toxidade em mamíferos e ao meio ambiente, fazem de Optigerm um antimicrobiano de ultima geração, eficiente, versátil e seguro.

 

Efeito residual Biocida comprovado por 30 dias

Optigerm apresenta vantagens ainda maiores quando comparado aos princípios ativos que agem através da oxidação ) doadores de cloro e peróxidos). O aumento do nível de contaminação orgânica, habitualmente presente nos hospitais, eleva o consumo de desinfetante para a oxidação da sujeira, diminuindo , assim, sua disponibilidade para desinfecção.

Biofilme

Os biofilmes microbiano são comunidades de células aderidas a uma superfície e entre si, envolvidas por uma matriz de substancias extracelulares poliméricas (polissacarídeos). Estas substancias poliméricas são produzidas pelos próprios microrganismos, com a finalidade de aumentar a sua chance de sobrevivência em um determinado meio hostil. O Biofilme oferece um ambiente protetor as células microbianas, dificultando a penetração de agentes germinicidas.

Os componentes presentes na formulação de optigerm ajudam a dissolver a matriz polissacaridica do biofilme, permitindo que os microrganismos fiquem expostos aos agentes biocidas da formula. Alem disso acredita-se que superfícies impregnadas com antimicrobianos podem produzir uma interação desfavorável a deposição celular, dificultando a formação de biofilme. Optigerm possui efeito residual comprovado por 30 dias. Presume-se desta forma, que superfícies desinfactadas com Optigerm são menos suscetíveis a formação de biofilme.

Testes de ataque químico

Optigerm pode ser aplicado sobre qualquer superfície lavável. Sua compatibilidade foi testada com diversos substratos comumente encontrados nos ambientes hospitalares e não foram detectados sinais de corrosão ou qualquer outro tipo de ataque químico.

Optigerm foi testado sobre pisos tratados com ceras acrílicas, sem ter causado amarelamento ou perda de brilho no filme.

Optigerm foi aplicado repetidas vezes sobre diversas marcas e tipos de telas e monitores, sem ter causado qualquer ataque ou perda de brilho. As seguintes marcas forma testadas: Monitor LCD Samsung modelo 940BW: Mac Book Air: Monitor LCD Samsung modelo 570VTFT: Retina display ipad 2 geracao: monitor LCD AOC modelo 1619S; Lap Top modelo RT 3090; Lap Top Sony Vaio PCG 81311”Lap Top HP Pavilion modelo XD8000.

Teste de rendimento por m2

Metodologia utilizada: áreas de 1m2 de diversos tipos de substrato foram suja com quantidades equivalentes de sujeira biologicamente contaminada. Em seguida, as superfícies foram limpas e desinfetadas com quantidade determinada de limpador Desinfetante Hospitalar Optigerm. Foram realizados testes por ATP, antes e depois das limpezas, de forma a comprovar a eficácia do proesso de higienização das superfícies.

X